Costa Vicentina

E tu já tens planos para o final de Agosto? Gostas de andar de bicicleta ou estás a ganhar coragem para embarcar nesta aventura. Sem problema, já é o 5º programa que organizamos e ainda não houve desistências. É giro, é inesquecível, é uma experiência única. Percorrer uma região em bicicleta é um grande desafio, mas daqueles que se relembra para sempre e se conta com orgulho. Vamos pedalar nesta aventura.

No ano de 2017 a Pranima renova o projecto iniciado à dois anos com imenso sucesso, um campo de férias em bicicleta. Aproveitando o desenvolvimento do trabalho realizado pela Ecovias de Portugal, com concentração em Lisboa iremos este ano realizar este projeto que tantos elogios mereceu nos anos anteriores, pela sua invovação, diferença e espírito de equipa, que é realizar um campo de férias em bicicleta por uma zona de Portugal. Este ano iremos pedalar de Lisboa a Sagres aproveitando e disfrutando as paisagens da nossa Costa Vicentina, ao longo da Vila Nova de Milfontes, Arrifana, Aljezur, Vila do Bispo e Sagres.  Serão 8 dias de pedaladas, esforço, emoções, descobertas e segurança. O campo de férias proporciona só pela sua logística um grande espírito de equipa, de camaradagem e de diversão, juntando a isso a uma paisagem fantástica, iremos com certeza falar deste projeto durante muitos anos como uma das grandes experiências de vida. Pedala connosco e vem descobrir a Costa Vicentina.

A Pranima convida-te a aventurares-te neste maravilhoso percurso num tipo de programa único e descobridor o sul de Portugal, das paisagens, dos sabores e da aventura.

Destinatários:

 Jovens dos 13 aos 21 anos.

Número de Participantes:

 Mínimo 12 participantes - Máximo 30 participantes.

Datas/Turnos:

 De 12 a 19 de Agosto

Transportes:

O transporte entre locais será feito de bicicleta e de Autocarro/Comboio na ida e na volta a Lisboa.

Toda esta logística estará a cargo da Pranima

Alimentação:

Todos os participantes terão direito a cinco refeições: Pequeno-Almoço, Almoço, Lanche, Jantar e Ceia.

As refeições serão realizadas em restaurantes, cantinas, ou nas cozinhas das instalações do centro de férias por cozinheiros certificados, privilegiando a qualidade (comprovada pela experiência dos anos transactos) e ainda com grande relevo na variedade e ponderação das ementas escolhidas. Os participantes poderão ainda também colaborar na elaboração de algumas refeições nomeadamente churrascos e piqueniques mas sempre com supervisão da equipa pedagógica.

Todas as equipas pedagógicas das Colónias de Férias da Pranima possuem directrizes fornecidas por uma nutricionista interna da Pranima sobre a alimentação adequada aos participantes durante o período da Colónia de Férias.

Estrutura:

A equipa pedagógica é constituída por um Coordenador com experiencia na logística e organização de Colónias de Férias, apoiado directamente por monitores com formação específica de Monitores/Animadores Sócio Culturais. A equipa será constituída por um número variável de monitores, dependendo do número de participantes, numa média de um Monitor por cada 7/8 participantes. O Campo de Férias contará ainda com apoio local de Monitores/Entidades locais. Em caso de necessidade, a equipa poderá ter ainda um Monitor de apoio e/ou um coordenador adjunto.

Alojamento:

Dadas as características de Campo de Férias Itinerante o alojamento irá variar de acordo com o local, mas basear-se-á em Pousadas de Juventude, Centros de Férias, Centros de Estágios, Quintas, onde existirão todas as condições para acolher o grupo e nos quais a Pranima já acolheu Campos de Férias em anos anteriores, mantendo uma relação de confiança, de qualidade e de referência no serviço prestado. Poderão também acampar durante um ou dois dias em locais propícios para o efeito.

Actividades Propostas:

  • Raides Fotográficos
  • Cicloturismo
  • Contacto com comércio e artesanato locais
  • Bailes Temáticos
  • Praias Fluviais
  • Orientação em Cicloturismo.
  • Jogos e atividades noturnas de Grupo
  • Acampamentos

Nota 1: Todas serão envolvidas num espírito de Campo de Férias Itinerante

Nota 2: As actividades acima propostas estarão sempre dependentes de factores terceiros como sendo condições meteorológicas e de impedimentos locais. Serão prontamente substituídas por outras ajustadas ao grupo de crianças/jovens e com semelhante impacto. Poderão ainda ser inseridas outras actividades adequadas ao grupo de participantes.

Material Técnico Obrigatório:

  •  Capacete de Bicicleta;
  • Joelheiras de Bicicleta;
  • Calções de Ciclismo (zona das virilhas e assento almofadadas);

Material Técnico Aconselhável:

  • Calçado e meias desportivos adequados;
  • Luvas para Bicicleta;
  • Cotoveleiras de Bicicleta;
  • Cantil para Bicicleta;

As bicicletas e a sua manutenção serão da responsabilidade da Pranima, sendo que a Associação irá entrar em contacto com os participantes ou encarregados de educação para saber as medidas de cada um, de forma a arranjar a bicicleta mais adequada a cada participante. Os percursos estão pré definidos e apresentados nas páginas seguintes sendo que a integridade e resistência necessárias para estes percursos é de um nível baixo/médio. No entanto a Pranima salvaguarda em todos os casos o transporte e o acompanhamento constante de todos os participantes respeitando o nível de resistência de cada um.

  • Proporcionar momentos de lazer e divertimento;
  • Desenvolver as relações humanas e de solidariedade entre os participantes;
  • Estimular o convívio entre os jovens;
  • Cativar e sensibilizar os participantes para atividades desportivas e aventura em bicicleta;
  • Conhecimento da História de Portugal dos locais que irão ser visitados;
  • Descobrir a Costa de Prata por zonas ainda pouco exploradas no conceito do Campo de Férias;
  • Cicloturismo;
  • Incentivo ao exercício físico diário e bons hábitos.

O custo desta actividade é de 545€ por participante com a possibilidade de efectuar o pagamento, do Programa até 7 meses, se a inscrição for recebida até Junho.

Para estipular a forma de pagamento que mais lhe convém deverá entrar em contacto com a Associação, no entanto, os mesmos poderão ser efectuados através de cheques pré-datados que poderão serenviados para a Rua da Assunção nº 42 1100-044 Lisboa em nome de Pranima, ou transferência bancária.  

Preço inclui: 

• Todas as actividades programadas ( inclusive a bicicleta); 

• Alimentação; 

• Monitoragem;

• Coordenação;

• Transportes e alojamento; 

• Seguro; 

Para mais informações contacte-nos:

Pranima Geral: 211 919 259

Pranima Email: info@pranima.org

Pranima Site: www.pranima.org

Coodenação Geral: Paulo Escoto

Telefone Paulo: 914 930 736

Email Paulo: paulo@pranima.org

Participante:

Nome do Participante (Campo obrigatório)

Data de Nascimento (Ano-Mês-Dia, Campo obrigatório) (Ano-Mês-Dia)

Sexo (Campo obrigatório)
MasculinoFeminino

Nº de Cartão de Cidadão ou Equiparável (Campo obrigatório)

Dados Médicos:

Grupo Sanguíneo

Alergias

Medicação

Encarregado de Educação:

Nome (Campo obrigatório)

Email Encarregado de Educação (Campo obrigatório)

Contacto (Campo obrigatório)

Entidade Parceira

Observações ou Dúvidas

Como teve conhecimento da Pranima (Campo obrigatório)
Pesquisa na InternetPessoas PróximasAcordo com a Entidade PatronalEstrelas e OuriçosFacebook

Certificação (Campo obrigatório)