O programa apresentado pela Pranima consiste num workshop de fotografia com duração de uma semana, concebido e ajustado ao formato de um campo de férias com residência, que visa a descoberta dos participantes do mundo da fotografia, desde a sua origem e bases. O campo de férias contará com a enriquecedora participação do fotógrafo português José Manuel Ribeiro, destacado e premiado fotógrafo da Reuters.
O Photo Matrix percorre a evolução da fotografia através dos tempos, desde as gravuras e pinturas rupestres no neolítico, sombras chinesas (2000 AC), as foto-videos no século XXI, passando pela câmera escura árabe e depois renascentista, pelo surgimento da fotografia analógica dos sec. XIX e XX. Com esta contextualização queremos desenvolver, entender, praticar e agir nas tecnologias do sec XXI.
Este projecto visa desenvolver durante um período de cerca de uma semana, o conhecimento, a experiência e entretenimento de jovens de idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos, na área da educação visual e artística, baseada em técnicas de fotografia, bem como estimulando o sentido criativo individual e o de grupo na superação de desafios e tarefas colectivas.
Sendo uma actividade individual intensa na área visual e da fotografia, estarão integradas outras actividades habituais típicas de um campo de férias.
Olhar, Ver, Interpretar, Reproduzir e Reflectir.
Destinatários:
Jovens dos 13 aos 21 anos.
Número de Participantes:
Mínimo 10 participantes - Máximo 20 participantes.
Datas/Turnos:
De 22 Julho a 28 Julho
De 29 Julho a 04 Agosto
Transportes:
Todos os jovens deverão ir ter ao Campo de Férias em Sintra directamente
( Se for necessário algum apoio de monitor na deslocação do jovem até ao Campo de Férias poderá solicitar à Pranima com o custo extra apresentado no Preço )
Alimentação:
Todos os participantes terão direito a cinco refeições: Pequeno-Almoço, Almoço, Lanche, Jantar e Ceia.
As refeições serão realizadas pela cozinha das instalações do centro de férias por cozinheiros certificados com grande relevo na variedade e ponderação das ementas escolhidas. Os participantes poderão ainda também colaborar na elaboração de algumas refeições nomeadamente churrascos e piqueniques mas sempre com supervisão da equipa pedagógica.
Todas as equipas pedagógicas das Colónias de Férias da Pranima possuem directrizes fornecidas por uma nutricionista interna da Pranima sobre a alimentação adequada aos participantes durante o período da Colónia de Férias.
Estrutura:
Alojamento:
O alojamento será feito em camaratas preparadas de raiz especialmente para este tipo de eventos com tradição na organização de colónias de férias e está equipado com tudo o que é necessário para a realização do Campo de Férias, em Sintra.
Actividades Propostas:
Nota 1: Todas serão envolvidas num espírito de Campo de Férias Temático
Nota 2: As actividades acima propostas estarão sempre dependentes de factores terceiros como sendo condições meteorológicas e de impedimentos locais. Serão prontamente substituídas por outras ajustadas ao grupo de crianças/jovens e com semelhante impacto. Poderão ainda ser inseridas outras actividades adequadas ao grupo de participantes.
Material Técnico Obrigatório:
Máquina fotográfica ou telemóvel com câmera fotográfica.
O preço desta actividade é de 450€ pelo turno/participante.
O método de pagamento pode ser acertado com as entidades parceiras, consoante a organização logística de cada uma.
Preço inclui:
• Todas as actividades programadas;
• Alimentação;
• Monitoragem;
• Coordenação;
• Alojamento;
Se necessitar o apoio para ir buscar os jovens a partir de Lisboa para Sintra, acrescentará um custo de 20€ por apoio.
Para mais informações contacte-nos:
Pranima Geral: 211 919 259
Pranima Email: info@pranima.org
Pranima Site: www.pranima.org
Coordenação Geral: Paulo Escoto
Telefone Paula: 914 930 736
Email Paula : paulo@pranima.org
"“Esta colónia não fez só com que fosse o melhor verão que tive até hoje, como também foi A viagem. São 19 dias incríveis e inesquecíveis, as amizades que fortalecemos e criamos são genuínas e para a vida. Os locais que visitamos são espectaculares e toda a equipa da Pranima torna-os mágicos. É nestes dias que vivemos ao máximo e temos oportunidade de nos conhecer a nos próprios e crescer. Crescer felizes!! Obrigada por estas ideias!!”
A pranima é verdadeiramente um amigo que me mima, não é so uma organização, é uma Família. O pessoal de apoio e sempre preocupado com o bem estar dos acampantes e o espírito presente quer nos monitores e coordenadores quer nos acampantes é o melhor que já experienciei, enquanto acampante. Para o ano volto isso é certo. Alê Pranima, Alê, eu sem ti nao sei viver, em qualquer altura em qualquer lugar estás aqui para animar.
Apreciar a paisagem a alta velocidade? Ou numa auto-estrada? Não me parece a mais bestial sensação. Mas de BTT pelos caminhos selvagens das paisagens silvestre ou costeira portuguesas, sentindo a fauna e a flora de cada local, descampado, pinhal, eucaliptal, sobral, praia ou falésia, montanha ou serra, rio ou riacho... Ou ouvir todo o recheio que compõe a paisagem, do cantar das aves ao zumbir das abelhas, ou os grilos com calor, ou o silêncio. Os aromas da alfazema, do alecrim ou da brisa salgada marinha... Isso sim é estar e usufruir a paisagem. E isto tudo acompanhado de uma prova de esforço que em equipa e em boa camaradagem, raparigas e rapazes se desafiam e superam e percorrem a paisagem lusitana deitada à beira-oceano. Desafios foram feitos para serem superados! E isso traz força mental e espírito de sacrifício! E só os que têm a humildade de reconhecer os seus limites e ainda assim quererem batê-los nem que seja em grupo e em entreajuda, foram feitos para esta colónia. Foram feitos inclusive para serem uns campeões na vida. Para irem longe. Muito longe. Porque têm a força para evoluir através de constantes desafios e com isso serem fortes o suficiente para deitar abaixo as adversidades.
As melhores colónias, a melhor equipa, o maior espírito. Amizades para a vida. Momentos marcantes do verão. As histórias que sempre conto entre amigos, a certeza de muitas mais que contarei. Um ano em suspenso, à espera das semanas que concentram toda a vida em poucos momentos. A magia de explorar o mundo, de viver emoções e de partilhar pedaços de alegria num espírito único
Há 6 anos que colaboro como formador no Curso de Monitores de Campos de Férias da Pranima. É para mim, ano após ano um grande privilégio poder acolher, formar e encaminhar jovens com imenso talento para a animação e educação. Estes formandos são a energia vital da Associação Pranima. São eles que perpetuam a nossa missão de proporcionar sorrisos e experiências inesquecíveis a crianças e jovens.
Enquanto acampante a Pranima cativou o meu interesse de forma geral. O curso seguiu-se como forma natural de dar continuidade a uma experiência que gostaria que permanecesse viva para sempre. Assim ano após ano tenho a oportunidade de juntar novas e maravilhosas recordações à "caixinha" da Pranima. A Pranima é para mim uma fonte infindável de diversão e aprendizagem contínua e, acima de tudo, uma família unida que me proporciona momentos e alegrias inesquecíveis. Os elementos da Pranima partilham de gostos e valores comuns, o que potencia a presença de boas amizades no seio desta grande família :-)
Aprendizagem. Crescimento. Diversão. Responsabilidade. Autonomia. Respeito. Amizade. Palavras que devo, em muito, à PRANIMA. Momentos únicos partilhados, em presença e à distancia, memórias para sempre. Um hobby que definiu aquilo que sou, como pessoa, como profissional. Um contexto informal que determinou o meu percurso. Um reconhecido agradecimento pela oportunidade de vos ter conhecido, de ainda sermos amigos, companheiros. Sinto que o seremos para sempre. Um cruzar de gerações que nos mantém sempre jovens e que nos faz, hoje, acompanhar tão de perto os nossos filhos e reuní-los numa nova geração que partilhará, certamente, estes nossos princípios, que são, em suma, os mesmos da PRANIMA :)
ser monitor foi uma experiencia que me fez crescer, ser uma melhor pessoa com mais sentido de responsabilidade, solidariedade, estando com atenção face aos problemas sociais que o mundo enfrenta nos dias de hoje.
Nunca mais me esqueci... 16 de Agosto de 2008, ilha do Pico, Açores. Éramos um grupo de 24 a acampar no meio do nada, só nós e a natureza. Todos juntos abraçados vimos a lua nascer, que devagarinho ia aparecendo lá no alto da montanha. No dia seguinte, o espírito, o esforço, a união e a entreajuda que vivemos durante a subida até ao cimo da montanha foi inesquecível. No topo, a vista era fenomenal!!! O privilégio que foi chegar ao ponto mais alto de Portugal a pé e na melhor companhia! Pranima Sempre
As colónias de férias da Pranima são espectaculares!! Para além da diversão e das inúmeras aventuras , existem amizades para vida. A Pranima possibilita e proporciona esses momentos , é uma familia ,uma ENORME familia onde há momentos de alegria , momentos de entreajuda ,momentos de cumplicidade , momentos de que nunca se esquecerão!
melhor do que it's a small world ll é impossível é a melhor coisa para se fazer em todo verão, são aquelas duas semanas que nunca se esquecem e ficam no coração.
Ao entrar para a Pranima entrei, literalmente, numa família. O curso faz-nos crescer, torna-nos responsáveis, mais humanos e mais cientes das nossas próprias características. Eu não sou a pessoa mais extrovertida do mundo e sou, até, bastante tímida. mas o curso fez-me perceber que isso não tem mal nenhum e que o que interessa é sermos todos diferentes, com características próprias, para que juntos consigamos proporcionar os melhores momentos e os mais inesquecíveis. As colónias decorrem a um ritmo alucinante e um ''gosto tanto de ti, és a minha monitora favorita'' é o melhor reconforto que alguém pode ter depois de dias tão exaustivo, pois tentamos sempre dar o nosso máximo. Pranima é esforço, responsabilidade e dedicação mas, a cima de tudo é animação.
Conheci a Pranima há 5 anos atrás e desde então sou Pranimaholic! Fui acampante da Pranima e agora sou monitor. Nesta associação, com todas as pessoas que dela fazem parte, vivi momentos fantásticos e inesquecíveis. Diverti-me, construí amizades, aventurei-me pelo o que me era desconhecido, aprendi a confiar, a trabalhar em equipa e o verdadeiro significado da tolerância. Aqui, aprendi e cresci muito! Viva a Pranima!
Para mim, o it's a small world II é sinonimo de andar muito, ver paises lindissimos, fazer amizades que vou preservar durante muito tempo, comer do bom e do melhor como gelados em itallia como tambem comer o menos bom das saladas enlatadas que o bom pranimense tanto gosta, é fazer de um autocarro uma casa, é fazeres figuras em cidades que não conheces e seres filmado 1001vezes para youtube, é teres monitores excelentes que te animam nunca te vão deixar descançar a sombra da bananeira. Para mim, o It's a Small wolrd é ser feliz
O curso é espectacular. Conhecemos os “manda chuvas “ da Pranima e ficamos a perceber como havemos de reagir perante situações adversas, cria-se um bom espírito de equipa com o grupo Pranima e os futuros monitores. Adquirimos conhecimentos sobre tudo desde como motivar os acampantes a aderir as actividades, até como trabalhar em grande grupo e mais importante como proporcionar a melhor experiencia das colónias aos acampantes. Em relação à prática, é muito interessante pois convivemos com os acampantes quase a toda a hora ficamos a saber tudo sobre eles, desde o clube de futebol favorito até ao que gostam de fazer nos tempos livres destes. E ver os sorrisos destes nas suas caras é uma enorme satisfação, é como se o novo dever de monitores tenha sido cumprido, e o mais interessante é que os acampantes pedem aos pais para vir para o próximo ano para as colónias da pranima, o que é um grande orgulho.
Tudo começou com uma busca na internet. A Pranima encontrei e para a realização do curso neles confiei. Após o estágio percebi a família que envolvia toda esta associação. Com eles ri, chorei, cresci, conheci pessoas e sítios fantásticos. Podia viver sem a Pranima? Podia, mas não era a MESMA coisa...
Aqui cresci, ganhei confiança e me defini. Bases de amizade que duram para sempre. Espírito de aventura, de em qualquer momento pegar numa mochila e numa tenda e sair percorrendo uma trilha. Chegar nos lugares mágicos sentindo a dor no corpo mas a alegria no olhar. E sentir que se está junto com outros do lado para partilhar esta aventura.