E tu já tens planos para o final de Agosto? Gostas de andar de bicicleta ou estás a ganhar coragem para embarcar nesta aventura. Sem problema, já é o 5º programa que organizamos e ainda não houve desistências. É giro, é inesquecível, é uma experiência única. Percorrer uma região em bicicleta é um grande desafio, mas daqueles que se relembra para sempre e se conta com orgulho. Vamos pedalar nesta aventura.
No ano de 2017 a Pranima renova o projecto iniciado à dois anos com imenso sucesso, um campo de férias em bicicleta. Aproveitando o desenvolvimento do trabalho realizado pela Ecovias de Portugal, com concentração em Lisboa iremos este ano realizar este projeto que tantos elogios mereceu nos anos anteriores, pela sua invovação, diferença e espírito de equipa, que é realizar um campo de férias em bicicleta por uma zona de Portugal. Este ano iremos pedalar de Lisboa a Sagres aproveitando e disfrutando as paisagens da nossa Costa Vicentina, ao longo da Vila Nova de Milfontes, Arrifana, Aljezur, Vila do Bispo e Sagres. Serão 8 dias de pedaladas, esforço, emoções, descobertas e segurança. O campo de férias proporciona só pela sua logística um grande espírito de equipa, de camaradagem e de diversão, juntando a isso a uma paisagem fantástica, iremos com certeza falar deste projeto durante muitos anos como uma das grandes experiências de vida. Pedala connosco e vem descobrir a Costa Vicentina.
A Pranima convida-te a aventurares-te neste maravilhoso percurso num tipo de programa único e descobridor o sul de Portugal, das paisagens, dos sabores e da aventura.
Destinatários:
Jovens dos 13 aos 21 anos.
Número de Participantes:
Mínimo 12 participantes - Máximo 30 participantes.
Datas/Turnos:
De 12 a 19 de Agosto
Transportes:
O transporte entre locais será feito de bicicleta e de Autocarro/Comboio na ida e na volta a Lisboa.
Toda esta logística estará a cargo da Pranima
Alimentação:
Todos os participantes terão direito a cinco refeições: Pequeno-Almoço, Almoço, Lanche, Jantar e Ceia.
As refeições serão realizadas em restaurantes, cantinas, ou nas cozinhas das instalações do centro de férias por cozinheiros certificados, privilegiando a qualidade (comprovada pela experiência dos anos transactos) e ainda com grande relevo na variedade e ponderação das ementas escolhidas. Os participantes poderão ainda também colaborar na elaboração de algumas refeições nomeadamente churrascos e piqueniques mas sempre com supervisão da equipa pedagógica.
Todas as equipas pedagógicas das Colónias de Férias da Pranima possuem directrizes fornecidas por uma nutricionista interna da Pranima sobre a alimentação adequada aos participantes durante o período da Colónia de Férias.
Estrutura:
A equipa pedagógica é constituída por um Coordenador com experiencia na logística e organização de Colónias de Férias, apoiado directamente por monitores com formação específica de Monitores/Animadores Sócio Culturais. A equipa será constituída por um número variável de monitores, dependendo do número de participantes, numa média de um Monitor por cada 7/8 participantes. O Campo de Férias contará ainda com apoio local de Monitores/Entidades locais. Em caso de necessidade, a equipa poderá ter ainda um Monitor de apoio e/ou um coordenador adjunto.
Alojamento:
Dadas as características de Campo de Férias Itinerante o alojamento irá variar de acordo com o local, mas basear-se-á em Pousadas de Juventude, Centros de Férias, Centros de Estágios, Quintas, onde existirão todas as condições para acolher o grupo e nos quais a Pranima já acolheu Campos de Férias em anos anteriores, mantendo uma relação de confiança, de qualidade e de referência no serviço prestado. Poderão também acampar durante um ou dois dias em locais propícios para o efeito.
Actividades Propostas:
Nota 1: Todas serão envolvidas num espírito de Campo de Férias Itinerante
Nota 2: As actividades acima propostas estarão sempre dependentes de factores terceiros como sendo condições meteorológicas e de impedimentos locais. Serão prontamente substituídas por outras ajustadas ao grupo de crianças/jovens e com semelhante impacto. Poderão ainda ser inseridas outras actividades adequadas ao grupo de participantes.
Material Técnico Obrigatório:
Material Técnico Aconselhável:
As bicicletas e a sua manutenção serão da responsabilidade da Pranima, sendo que a Associação irá entrar em contacto com os participantes ou encarregados de educação para saber as medidas de cada um, de forma a arranjar a bicicleta mais adequada a cada participante. Os percursos estão pré definidos e apresentados nas páginas seguintes sendo que a integridade e resistência necessárias para estes percursos é de um nível baixo/médio. No entanto a Pranima salvaguarda em todos os casos o transporte e o acompanhamento constante de todos os participantes respeitando o nível de resistência de cada um.
O custo desta actividade é de 545€ por participante com a possibilidade de efectuar o pagamento, do Programa até 7 meses, se a inscrição for recebida até Junho.
Para estipular a forma de pagamento que mais lhe convém deverá entrar em contacto com a Associação, no entanto, os mesmos poderão ser efectuados através de cheques pré-datados que poderão serenviados para a Rua da Assunção nº 42 1100-044 Lisboa em nome de Pranima, ou transferência bancária.
Preço inclui:
• Todas as actividades programadas ( inclusive a bicicleta);
• Alimentação;
• Monitoragem;
• Coordenação;
• Transportes e alojamento;
• Seguro;
Para mais informações contacte-nos:
Pranima Geral: 211 919 259
Pranima Email: info@pranima.org
Pranima Site: www.pranima.org
Coodenação Geral: Paulo Escoto
Telefone Paulo: 914 930 736
Email Paulo: paulo@pranima.org
Apreciar a paisagem a alta velocidade? Ou numa auto-estrada? Não me parece a mais bestial sensação. Mas de BTT pelos caminhos selvagens das paisagens silvestre ou costeira portuguesas, sentindo a fauna e a flora de cada local, descampado, pinhal, eucaliptal, sobral, praia ou falésia, montanha ou serra, rio ou riacho... Ou ouvir todo o recheio que compõe a paisagem, do cantar das aves ao zumbir das abelhas, ou os grilos com calor, ou o silêncio. Os aromas da alfazema, do alecrim ou da brisa salgada marinha... Isso sim é estar e usufruir a paisagem. E isto tudo acompanhado de uma prova de esforço que em equipa e em boa camaradagem, raparigas e rapazes se desafiam e superam e percorrem a paisagem lusitana deitada à beira-oceano. Desafios foram feitos para serem superados! E isso traz força mental e espírito de sacrifício! E só os que têm a humildade de reconhecer os seus limites e ainda assim quererem batê-los nem que seja em grupo e em entreajuda, foram feitos para esta colónia. Foram feitos inclusive para serem uns campeões na vida. Para irem longe. Muito longe. Porque têm a força para evoluir através de constantes desafios e com isso serem fortes o suficiente para deitar abaixo as adversidades.